Com o passar do tempo, o casamento foi ganhando uma dimensão maior: Mais convidados, mais opções de fornecedores, mais itens. As próprias noivas decidindo e sonhando com um evento "inesquecível e único". Ah, e os valores envolvidos também mudaram.
Foi nesse contexto de maior complexidade que surgiu e ganhou fama o assessor, um profissional dedicado a alinhar o sonho com a realidade, fazer a gestão do evento e, de quebra, exercer o papel de psicólogo da noiva. A primeira vista, pode parecer um trabalho fácil, mas requer muita dedicação e responsabilidade.
O tamanho do casamento não torna a necessidade do serviço maior ou menor; o que importa é o nível de detalhamento. Se você tem uma irmã ou amiga muito prendada, que pesquise tudo quando o assunto é casamento, ela pode ser sua companheira nas visitas aos fornecedores e sua confidente durante os preparativos, mas no dia do casamento ela será convidada. Por isso, no grande dia, é indispensável profissionais que possam resolver imprevistos.
COMO ESCOLHER?
Quem vê sites e redes sociais de assessoria não vê coração. Então, não se deixe levar somente por uma página bonitinha, palavras açucaradas. Desconfie de cerimonialistas que cobram valores muito inferiores aos da concorrência. Além de ter que sustentar o profissional ainda precisa pagar pelos assistentes. Quando o valor cobrado é baixo demais, geralmente está cobrando por fora.
QUANDO CONTRATAR?
O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento. O orçamento está apertado? Nesse caso, você pode optar por ter apoio somente para o dia, ou para o último mês e o dia. Entretanto, uma boa assessoria desde o princípio pode ser de grande importância na gestão de um orçamento limitado, aconselhando bons fornecedores com preços acessíveis e indicando no que realmente vale a pena investir.
FUNÇÕES:
Nos preparativos
* Traçar o perfil dos noivos
* Indicar profissionais que se encaixem no perfil
* Dar orientação financeira realista, pois os noivos não costumam ter noção de quanto custa tudo o que sonharam.
* Eventualmente, ajudar na negociação com fornecedores
* Verificar que todas as cláusulas importantes estejam contempladas nos contratos
* Fazer e administrar o cronograma
* Fazer a ligação entre os fornecedores (enviando planta e roteiro da festa para todo mundo)
No dia
* Acompanhar a montagem da festa, certificar-se de que tudo foi entregue conforme o contrato e no prazo.
* Coordenar todo o roteiro do evento
* Recepcionar os convidados
* Acompanhar os noivos durante as fotos protocolares
* Distribuir as rasteirinhas às convidadas
* Resolver eventuais problemas
* Ao fim do evento fazer a contagem do material usado, conferir se houve danos e quebras e se cerificar de que tudo está sendo desmontado de maneira correta e devolvido dentro do prazo.
O QUE NÃO É OBRIGAÇÃO DOS ASSESSORES
* RSVP ativo e passivo
(embora algumas assessorias incluam isso em seus serviços)
* Entregar convites
* Resolver conflitos familiares
* Atender a telefones fora do horário comercial: o domingo é sagrado para a assessoria que trabalha pesado no sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário